A logística tem suas origens da Grécia Antiga, o termo “logísticos” era utilizado para descrever a arte de calcular. Nessa época, as pessoas já estavam cientes sobre a importância de manter as tropas bem abastecidas e prontas para o combate, eles cuidavam do planejamento e organização dos suprimentos e garantiam que tudo chegasse corretamente aos soldados. Além disso, as pessoas responsáveis pela organização também construíam estradas e desenvolviam técnicas para facilitar o transporte de tropas e suprimentos. A logística militar era muito importante para que as operações fossem realizadas com total sucesso.
O propósito da Logística é fornecer serviços ou produtos no momento e no local esperado pelo cliente. A implementação das práticas dos processos logísticos é um dos maiores desafios das empresas na concorrência mundial. Vemos que, nos dias atuais, a logística vem se transformando, e é clara a ideia que a logística não é mais apenas uma área operacional que se preocupa somente com a entrega dos produtos, mas se tornou uma área de intenso planejamento, que busca reduções nos processos internos. Entretanto, a logística não surgiu nos tempos atuais, antes de Cristo já existiam práticas logísticas, apesar do estudo não obter relevância ou predominância como merecia.
A evolução da Logística mudou desde o início do século XX e vem sofrendo mudanças que fazem toda a diferença nos processos logísticos corporativos. A logística surgiu e se desenvolveu devido a importância da diminuição de custos nas empresas e na necessidade de atender as necessidades dos clientes, buscando sanar as carências e desejos como diferencial para a competitividade. A evolução para a logística moderna ligar todos os aspectos do processo: integração de setores da empresa, prazos e formação de parcerias com fornecedores e consumidores, intuito de satisfazer as preferências e necessidades dos clientes finais. Claramente, ligado a essa ideia de satisfação, também existe a intenção de se beneficiar obtendo mais lucros e se consolidando ainda mais no mercado.
A logística na atualidade, encontra-se em constante ascensão. A busca de e-comerces durante a pandemia contribuiu muito com o crescimento da Logística. No Brasil a logística sofre diversos desafios, tanto financeiros quanto estruturais. Aqui as estradas tem muitos problemas, como buracos e outros enormes problemas na pista, isso dificulta muito o transporte de mercadoria.
A indústria está em constante evolução, já passamos por quatro evoluções industriais e agora estamos passando pela quinta. Algumas pessoas acreditam que as Revoluções Industriais estão "excluindo" a mão de obra humana, porém a quinta Revolução Industrial veio para nos mostrar que isso é um mito.
A Primeira Revolução Industrial iniciou-se por volta de 1760 na Inglaterra por fatores de: posição geográfica, acúmulo de capital, política de cercamento, entre outros, a principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquino fatura. As indústrias que mais surgiram durante esse período foram as indústrias de tecido de algodão que usavam o tear mecanizado.
A Segunda Revolução Industrial, que ocorreu a partir de meados do século XIX, foi marcada por avanços industriais significativos, como o surgimento do cinema, do telefone e do automóvel. Essa fase também viu o fortalecimento do capitalismo financeiro e o surgimento de mega empresas, impulsionando a expansão do capitalismo para regiões como a África e a Ásia, dando origem ao imperialismo. Essas transformações tiveram um impacto duradouro na economia global.
A terceira Revolução Industrial, também conhecida como técnico-científica-informacional, uniu a ciência e a indústria, "aposentou" o trabalho manual e ajudou a unir os maquinários e as pessoas.
A Indústria 4.0 é a quarta revolução industrial, trazendo avanços tecnológicos que transformam a produção empresarial. Ela inclui automatização avançada, Internet das Coisas, Big Data, manufatura aditiva, integração vertical e horizontal, e realidade aumentada e virtual. Essas inovações prometem revolucionar a operação e o relacionamento das empresas com os clientes.
A quinta Revolução Industrial está acontecendo e o seu principal objetivo é trazer tecnologia para as máquinas que nós já temos. A quinta Revolução Industrial vai nos mostrar que nós não seremos substituídos por máquinas ou robôs, apenas haverá uma evolução e utilizaremos mais a nossa inteligência.
A conclusão que temos é que a logística é extremamente antiga e está sempre evoluindo e sofrendo alterações.
PROPRIETARIO/CEO: Carballo, Taisilene Cordeiro Furtado.
REDAÇÃO: Rosa, Rihanna Marinelli: Assis, Lauanda borges: Duarte, Larissa da silva.
REVISÃO: Trindade, Steffany Cabreira: Mendes, Amon Escobar: Moreira, Richard de Oliveira: Silva, Miguel Augusto.
DESIGNER: Carvalho, Marcelo Eduardo: Possebon, Sameuel Azevedo.
TECNOLOGIA: Ladvig, FRancisco.
EDIÇÃO: Vitorino, Erick Nascimento.
Comentários
Postar um comentário